quarta-feira, junho 29, 2011

A Simplicidade Numérica...

Não! Não vou escrever sobre Matemática ou Física... Vou escrever sim sobre a hipocrisia dos Media quando analisam casos como este da morte do Hélio Filipe e de "mais um tipo" num acidente de viação.
É curioso como se referem a umas pessoas como números e a outras como gente. TODOS os meios de comunicação que deram a noticia, sejam na televisão ou nos jornais, referiram-se aos ocupantes como sendo "Angélico Vieira + 3" ou "Angélico Vieira em estado grave e 1 morreu". Quem lhes dá o direito de tratar uns como gente e outros como estatística!? Não ouvi um único meio de comunicação a dizer que "1 morto" chamava-se Hélio Filipe. É de lamentar qualquer morte, mas quando se trata de alguém que nos afecta directa ou indirectamente, custa mais. A Mãe e o Irmão do Hélio são meus vizinhos e, quer queiramos quer não, custa sempre ver aquelas que nós consideramos boas pessoas a sofrer por uma morte, mesmo que seja de uma pessoa que não conheça. Foi o que mais me custou neste acidente.
Estando envolvida uma figura pública desperta mais o interesse, claro, mas existem exemplos de um tratamento diferente nestes casos. Mesmo pelas próprias pessoas. Ontem, viam-se pessoas aos gritos na porta do hospital, loucas, a chorar baba e ranho, pessoas essas que, muitas delas nunca sequer conversaram ou viram pessoalmente esse cantor. Simplesmente baseiam o seu choro e a sua tristeza na imagem da pessoa. O facto é que quando a pessoa que morre tem uma boa imagem, existe mais gente a chorar, a lamentar, a puxar os cabelos, etc, mas se a pessoa não tem músculos definidos ou não anda sempre em tronco nu, a atitude é logo diferente. Muitos/as dos que se arranhavam e puxavam os cabelos ontem quando souberam da morte do Angélico, foram aqueles que ouviram a noticia da morte do cantor Beto, disseram "oh que pena, ele cantava bem" e continuaram a jantar. O mesmo se enquadra na forma como são feitas ambas as noticias.
Voltando aos Media, é simples, numericamente, não é só na atitude do "Angélico + 3" que os critico. Para eles qualquer noticia é uma boa noticia, mesmo sendo uma má noticia! Numericamente o que interessa é ver quem tem mais share nos noticiários, então metem jornalistas à porta do hospital, fazem directos de 10 em 10 minutos, directos esses em que o discurso é sempre o mesmo, pessoas a dizerem que ele é muito forte e que vai resistir (se ele era assim tão forte porque é que não teve força para puxar do cinto de segurança assim que entrou no carro, ou pelo menos quando entrou na auto-estrada!?), fazem reportagens com o individuo que uma vez à uns anos atrás filmou uma cena de 15 segundos com ele, individuo esse que diz que ele era uma pessoa espectacular, muito simples e honesta (apesar de só ter estado com ele 15 segundos), tudo isto para no fim da semana vangloriarem-se com o facto de ter 25% de share e o canal concorrente só ter tido 24,8%. Tantos directos que foram feitos à porta do hospital pelas televisões e nenhuma se preocupou a saber da família do "1 morto", ninguém soube que o Hélio Filipe foi acordado já de madrugada e convencido a vir para Lisboa num carro emprestado. No entanto também ele é responsável pelo que lhe aconteceu, pois não respeitou um acto que faz parte do quotidiano de quem anda na estrada. Dos quatro ocupantes, três deles ESCOLHERAM não usar cinto de segurança, o único que o fez teve ferimentos ligeiros. Essa é a realidade.
Fico agora a aguardar que chegue o final do ano e os Media venham dizer "este ano houve X mortos entre os quais, o Angélico Vieira". Já agora alguém sabe o nome das outras duas pessoas que iam no carro!? Nem eu...

sexta-feira, junho 10, 2011

O Manecas...

Recebi esta pequenissima anedota que não tive como não partilhar...

Quando o Manecas era pequeno, queria ser bailarino e os seus pais desencorajaram-no, porque era coisa de maricas.
Logo depois, quis ser cabeleireiro, mas seus pais não deixaram porque era coisa de maricas.
Passado algum tempo quis ser estilista, mas seus pais não permitiram porque era coisa de maricas.
Resultado: o Manecas cresceu, é paneleiro, e não sabe fazer rigorosamente nada...

terça-feira, junho 07, 2011

Eleições 2011...

Substituição:

Sai Pedro Barbosa, entra Toñito...