sábado, julho 09, 2011

Eu não sou...

Eu não sou de intrigas mas é impressão minha estamos a ser enganados mesmo à descarada!!
Senão vejamos...
Imaginemos que eu sou o F.M.I. (obviamente que se vou imaginar alguma coisa, não vou ficar a perder... quem parte e reparte...)e fiquemos com essa ideia retida. Portugal paga à Moody's 9 milhões de euros anuais distribuídos entre Estado e Banca. Ora então eu (F.M.I.), hipoteticamente (ou não) vou pagar a essa mesma agência 20 milhões para descer o rating deste mesmo país. Porquê!? Boa pergunta.
Ora quando o pagamento da divida de um país é posto em causa por uma agência de notação financeira (tiremos um nome ao calhas, pode ser Moody's) os juros dessa mesma divida sobem em flecha, tal como aconteceu na Grécia, Irlanda e também Portugal, e esses mesmo países deixam de ter capital para esses mesmos juros.
Resultado num caso em concreto: Portugal pede-me um empréstimo de 76 mil milhões de euros. Eu concedo o emprestimo com todo o gosto pois os juros decorrentes desse empréstimo vão ser muito superiores aos 20 milhões que inicialmente paguei à agência para descer o rating desse país...
Resultado final: a agência recebeu 39 milhões (9 do país + 20 meus), eu recebo a uma taxa média de 5.7% de juros dos 76 mil milhões menos 20 milhões que dá buéréré de dinheiro (falam-se em 300 milhões neste primeiro empréstimo... e sim, vão haver mais) e finalmente o resultado para Portugal é... eh Portugal que se fod*, eu (F.M.I.) lucrei 300 milhões de euros!!!!!! Mas estou cá para "salvar" o país!!!
Entretanto desses 300 milhões, pego em mais 30 ou 40 milhões e dou novamente à agência para fazer exactamente o mesmo processo e por sua vez obrigar o país a mais um empréstimo sabendo que desta vez os juros a meu favor terão uma subida substancial  e o meu lucro será ainda maior!! Tudo para "salvar" o País!!!

0 comentários: