segunda-feira, novembro 04, 2013

Este Papa…

… vai tornar-me Católico outra vez!

Vá, não no sentido de voltar a ter fé naquela cena em que está um homem no céu a olhar para nós e que vê tudo o que fazemos “de mal”, tipo fazer sexo sem ser em posição de missionário ou então fazer uma coisa absurda como usar um preservativo, estou mais a falar numa cena daquelas em que… ESTE TIPO OUVE O QUE AS PESSOAS DIZEM!!
Um conceito um tanto estranho dentro da comunidade, mas esta ultima noticia em que dá conta do Papa enviar um questionário para as igrejas de todo o mundo para saber o que se passa “no terreno”, não deixa de ser algo surpreendente. Obviamente que isso vai dar em nada, pois o questionário dirige-se principalmente ao padres e não aos fieis, no entanto folgo em saber que, mesmo podendo ser um “golpe publicitário” (admitindo, no entanto, que não seja…), existe a mensagem de fundo dizendo “Então pessoal, o que se passa aí em baixo!?”…
Sendo o Papa o chefe da Igreja, está a ter uma atitude que os chefes/administradores das empresas deveriam ter… Perguntar aos que estão no terreno, ou seja, à BASE da instituição, como podemos melhor o nosso desempenho e o que poderemos fazer a favor da “nossa empresa”…
E isto junta de tudo um pouco daquilo que mais se debate hoje em dia: política, empreendorismo, direitos cívicos, crise, entre muitos outros…
Ao ler o questionário que o Papa enviou às igrejas fiquei com a sensação que vai ser igual ao litro, não fosse este ser respondido por homens normais cujas únicas diferenças para os adultos mais comuns são os roupões que usam, os chapéus extravagantes, o facto de alguns gostarem de meninos de 12 anos e também por ainda viverem no século XII e chamarem “bons tempos” quando se fala em queimar pessoas no pau, no entanto acho que o empreendorismo do Papa é algo a seguir como exemplo por esses Belmiros e Soares dos Santos por esse Portugal fora.
Sim, eu sei que existe uma hierarquia na igreja. Tal como nas empresas! Mas eu cada vez mais vejo as hierarquias nas empresas como o jogo do Telefone Estragado… o “Zé” diz que está tudo errado, e a mensagem chega lá a cima como “vamos continuar assim”… Ou pelo menos esta é a minha visão romântica da coisa… A minha versão menos romântica mas provavelmente mais realista!?
“Isto está tudo errado”, diz o Zé!
”Quero que tu te f*das”, responde os, chamemos-lhes empreendedores…

0 comentários: